Mostrar mensagens com a etiqueta Curiosidades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Curiosidades. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Levar um puxão de orelhas


Significado: Repreender.
Origem: As Ordenações Afonsinas ordenavam que os ladrões tivessem as orelhas cortadas. Vasco da Gama relatou o corte de 800 orelhas e Gomes Freire de Andrade recebeu 7800 delas. Mais terde, as orelhas deixaram de ser cortadas e passaram a ser apenas puxadas.

Expressões populares 3/30 - Sabedoria dos pacotes de açúcar Chave D´Ouro.



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Comer muito queijo

Imagem retirada da net

Significado: Ser esquecido; ter má memória.
Origem: A origem desta expressão portuguesa vem dos séculos anteriores em que era estabelecida a causalidade entre a ingestão de lacticínios na diminuição de certas faculdades intelectuais, como a memória. Porém, sabe-se hoje, que o leite e o queijo são fornecedores privilegiados de cálcio e de fósforo, importantes para o trabalho cerebral.


Expressões populares 26/30 - Sabedoria dos pacotes de açúcar Chave D´Ouro.


Eu *adoro* queijo ;)

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Deschanel

Não fazia ideia que estas duas meninas são irmãs.

Quem não conhece a Zooey Deschanel, a menina doce de olhos azuis de filmes como 500 Days Of Summer, The Happening ou Yes.
Ou então, para quem é fã das séries da FOX, de certo que reconhece a doutora dos ossos, Emily DeschanelBones não é uma série que eu acompanhe mas conheço o enredo e as personagens.
Agora que sei que as duas são irmãs já consigo encontrar algumas semelhanças.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

My innuendo


O "doodles" de hoje homenageia o 65º aniversário do Freddie Mercury, caso fosse vivo.
Estes senhor acompanhou-me nos meus primeiros 15 anos de vida e depois de 1991 recebi a triste notícia de que nunca mais teria a oportunidade de o ver actuar ao vivo. Conheço a sua discografia de cor e os meus pais suspeitam que devo ter sido "gerada" ao som de uma delas.

É difícil escolher uma música entre tantas que adoro, mas se ele hoje me pedisse para tirar uma do saco, esta seria a escolhida.

"You can be anything you want to be
Just turn yourself into anything you think that you could ever be
Be free with your tempo, be free, be free
Surrender your ego - be free to yourself"


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Google festeja 110º aniversário de linha da Carris



O "doodles" de hoje comemora a inauguração da primeira linha de eléctricos entre o Cais do Sodré e Algés e já lá vão 110 anos.

É prazenteiro ver estes monstros jurássicos (apelidado de forma carinhosa) deslizarem nos seus carris entre as nossas sete colinas.
Pena o bilhete ser tão caro...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Resvés Campo de Ourique


Significado: Por um triz, à justa.
Origem: No dia 1 de Novembro de 1755 abateu-se sobre Portugal um terramoto de elevada magnitude, seguido de um tsunami que atingiu a cidade de Lisboa, matando milhares de pessoas. A força do tsunami foi de tal ordem que as águas entraram pela cidade adentro e chagaram bem perto de Campo de Ourique. Foi résvés.

E aqui fica mais uma expressão popular...e esta ouve-se muito em Lisboa ;)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Onde judas perdeu as botas

E como não há duas sem três...

Significado:Longe, distante, inacessível.
Origem: Depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas enforcou-se numa árvore. Estava descalço, por isso, os soldados romanos partiram à procura das botas de Judas, onde provavelmente, estaria o dinheiro. Não sabemos se acharam as botas e o dinheiro mas a expressão atravessou vinte séculos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Não perceber patavina

Significado: Não saber nada sobre determinado assunto.
Origem: Tito Lívio, natural de Patavium (hoje Pádova, na Itália), usava um latim horroroso e nem todos o entendiam. Daí surgiu o Patavinismo, que significava não entender Tito Lívio, ou seja, não perceber patavina.

Ahhhhhhh agora percebi...é que anda por aí muita gente a Patavinar!
;)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Feito em cima do joelho

Significado: Trabalho com pouca qualidade, feito à pressa.
Origem: Os romanos empregavam escravos que faziam telhas usando como molde a própria coxa. Conforme o tamanho da coxa de cada um, as telhas eram maiores ou mais pequenas. Nasceu assim a expressão para designar um trabalho que não prima pela regularidade.

O que a malta aprende, no café, com os pacotes de açúcar ;)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Seguir o exemplo

Ora aqui está um bom exemplo a seguir.
Se cada um pagasse as multas consoante os seus rendimentos tudo seria mais justo.

Sim, porque qual é a diferença entre o famoso CR e eu apanharmos uma multa de 1000 € por excesso de velocidade?
A diferença é que eu arrependo-me mil vezes de andar a abrir e tenho de passar um mau bocado pela falta que me irá fazer esse dinheiro e o CR fica apenas triste porque foi apanhado e não lhe pediram um autografo. Os 1000 € para ele são peanuts.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Quem é o São Valentim?


Corações para cá, flores para lá...beijos e troca de mimos...mas a pergunta do dia é: Quem é o São Valentim?

Durante o seu governo, Imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos no seu reino com o objectivo de criar um grande e poderoso exército. Estava convicto de que os jovens sem família alistar-se-iam com maior facilidade.
É aqui que o bispo Valentim mostra o espírito casamenteiro e mesmo à revelia do Imperador, continua a celebrar em segredo a união dos amantes.
A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Durante a espera pelo seu mal afortunado destino, muitos foram os jovens que lhe enviaram bilhetes para o calabouço dizendo que acreditavam no amor e na sua absolvição espiritual. Um dia, uma jovem invisual, Asterias, pediu permissão ao seu pai para visitar o casamenteiro na prisão e acabou por se apaixonar por ele e na troca do seu amor recebeu uma dádiva divina e recuperou a visão. Perdidos de amor, trocaram cartas onde o bispo assinava sempre "de seu Valentim", expressão que ainda hoje se usa nos postalecos que comemoram a data.
Nem o milagre lhe valeu e Valentim foi decapitado no dia 14 de Fevereiro de 270.

E aqui está! Agora que todos sabemos o que estamos a comemorar hoje, já me posso ir embora descansada.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Porque existe o meu blog?


Porque existe o meu blog?
Perguntou a Lua.

Porque adoro escrever… Sempre escrevi.

Primeiro no papel, depois passei a escrever no computador.
Em 2006 comecei a ficar curiosa em relação aos blogues e já acompanhava alguns.
Criei dois blogues em Fevereiro de 2006.

Malta é Linda! onde faço um género de foto-reportagem de todas as minhas aventuras com os meus amigos.
E este que é onde coloco tudo o que me vai na alma, escrevo essencialmente para quem me sabe ler...são desabafos, sentimentos que partilho.

O mais gratificante no blogue é sem dúvida o comentário.

A opinião de quem nos lê mesmo quando não nos conhece.
O conhecer outros blogues, outras pessoas que escrevem e partilham igualmente algo que consideram importante.
O apoio dos amigos que passam no nosso canto para ler as palavras que não tivemos tempo ou coragem de lhes dizer.

Sabe bem escrever assim…abertamente.
Sem medo, nem culpa e de uma certa forma ficar como que transparente aos vossos olhos.


"Esta sou eu despida de medos e preconceitos."