quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

New York |1|


2019 foi o ano em que finalmente fui a Nova Iorque, viagem que tinha na minha trip list há já alguns anos. Aqui ficam algumas dicas e informações que podem ser úteis.


VOOS
Comecei por comprar os bilhetes de avião em Abril porque queria voos directos e de preferência pela TAP. Acredito que consigam voos mais baratos por outras companhias, ainda para mais se não se importarem de fazer escalas. No meu caso paguei 600€ por cada bilhete com direito a 1 mala de porão (23 Kg), mais 1 mala de cabine e mochila. Para nós fez toda a diferença porque trouxemos muitas coisas que comprámos por lá e, por isso, as nossas malas regressaram no limite máximo do peso.

HOTEL
Fiz a reserva no Booking com 8 meses de antecedência e depois de muito explorar escolhi o Hotel Beacon no Upper West Side (7 noites 1.704,87 $). Fica muito perto da estação de metro, tem um supermercado em frente aberto 24 horas por dia, logo ao lado um Starbucks e a dois ou três quarteirões há uma para-farmácia (CVS) que dá sempre jeito. Fica a 10 minutos a pé do Central Park o que é perfeito para quem quer captar o nascer do sol neste local.

Optei por um quarto com duas camas grandes e com kitchenette equipada com máquina de café, micro-ondas e frigorífico que dá muito jeito para refeições ligeiras no quarto.
Tivemos a sorte de ficar no 11º piso e ter uma vista desafogada. As camas eram super confortáveis e a casa de banho tinha tudo o que é necessário, desde produtos de higiene a secador. Pequena, mas chega para o propósito. Adorei encontrar uma caixa de bombons no quarto com um envelope com o meu nome, um gesto muito simpático da gerência. No geral achei o staff sempre simpático e disponível.

Uma das coisas que me desagradou um pouco foi o facto de ao solicitar o pagamento no check-in exigiram uma caução de mais 385$ (55$ p/noite) para além do valor da estadia, ou seja, tinha de ter um saldo disponível de quase 2.100$ o que foi para além das minhas contas uma vez que levei o Revolut para pagar o Hotel e sendo este um pré-pago só estava carregado com o valor da estadia. No final a caução foi devolvida, sem stress, mas ainda assim, fui apanhada desprevenida.


METEREOLOGIA
Optei por ir em Dezembro porque queria muito ver a cidade em ambiente natalício e por sorte apanhei bom tempo. Na maioria dos dias havia céu azul embora as temperaturas rondassem os 3 a 4º durante o dia. Choveu apenas em dois dias, os quais aproveitamos para ir visitar sítios fechados/cobertos e nevou ligeiramente no dia do check out. Diria que é preciso ter sorte mas com um bom casado e boas quentinhas dá para passear sem problemas.


ESTA 
É pedir o Electronic System for Travel Authorizationconveniente fazer o pedido de autorização com alguma antecedência para evitar problemas, contudo há que ter o passaporte válido e com uma validade superior a seis meses até ao regresso. O pedido é feito online e tem um custo de 14,00$ por pessoa. O ok pode demorar 24 a 72 horas e é enviado por e-mail. Devem ter especial atenção ao preenchimento para que os dados coincidam com o do passaporte. 


DO AEROPORTO PARA O HOTEL
Optámos por ir de transportes porque chegámos ao Aeroporto Internacional de Newark às 16h30 e previmos que de UBER poderíamos apanhar algum trânsito. Desta forma, o nosso circuito foi AirTrain – Penn Station – Brodway.

O AirTrain de Newark é gratuito e funciona 24 horas por dia fazendo a ligação com a RailLink, que por sua vez faz o trajecto até à estação ferroviária de Penn Station em Manhattan. O bilhete de comboio deve ser adquirido nas máquinas automáticas e custa 15,25$ por pessoa e a viagem tem duração de 30-40 minutos. O comboio não tem espaços próprios para bagagem de grande dimensão uma vez que é um comboio urbano, mas dá sempre para dar um jeito.
Da Penn Station apanhámos o Metro para a Broadway (apenas 3 estações) que ficava muito perto do nosso hotel.

EURO VS DOLLAR AMERICANO
Nas viagens nada como o Revolut!
Revolut é uma conta multi-moeda, para onde podes transferir dinheiro (Euro) e depois pagar em qualquer moeda e em qualquer país, sem que tenhas de pagar comissões e imposto de selo pela operação com acontece com qualquer banco tradicional.

Eu carreguei o meu cartão com o valor que planeei para as minhas férias, em euros, e utilizei o cartão para pagar o hotel, transportes públicos, restaurantes, supermercados etc. Também levantei 100$ numa ATM sem pagar qualquer tipo de comissão. É o meu cartão de eleição.


METRO
Optámos por comprar o passe de 7 dias (30,50$) porque fizemos a seguinte conta: 1 bilhete custa 2,50$, se fizéssemos uma viagem de ida e volta por dia seria 2,50$x2=5,00$x7=35,00$, logo seria mais vantajoso o passe que não tem limite de viagem durante os 7 dias tanto de metro como de autocarro. Mesmo andando de metro de um lado para o outro fazíamos 20 a 25 KMs por dia a pé, por isso, pensa duas vezes se achas que vai dar para fazer tudo a pé sem recorrer a transportes.

As estações de metro em NY não são modernas nem muito limpas, mas o sistema é bastante eficiente e sem grandes demoras.

Tinha lido em alguns blogues que o metro em NY é confuso, mas eu achei bastante fácil depois de compreender o seguinte: O metrotem dois sentidos Uptown e Downtown e tem várias linhas diferentes, cada uma com uma cor, na mesma linha cada comboio que faz um determinado trajecto que tem uma letra ou número para identificá-lo. Alguns comboios são expressos, o que significa que não param em todas as estações e, por isso,as viagens são mais rápidas.


CITYPASS
Depois de fazer muitas contas, cheguei à conclusão que seria melhor comprar o CityPASS que nos permitiu visitar 6 atracções em NY. Comprei online com alguns meses de antecedência e recebi um email com os QRCodes a utilizar nos locais. Por uma questão de segurança, levei também em papel mas de facto o sistema está tem bem montado que não foi necessário mais nada para além do smatphone.

As nossas escolhas foram:
Subida ao Empire State Building (no mesmo dia uma vez de dia e outra de noite), o American Museum of Natural History, o The Metropolitan Museum of Art, o Top of the Rock Obervation Deck, o acesso de ferry às ilhas Statue of Liberty and Ellis Island e ao 9/11 Memorial Museum.


Continuação no post New York |2|

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui a tua opinião.