terça-feira, 9 de setembro de 2014

Convento de Cristo

No sábado, fomos dar uma passeio à terra do Templários.
Saímos logo depois do pequeno-almoço e fomos pela Estrada Nacional, parando pelo caminho. Chegámos a Tomar por volta da hora de almoço.

Na agenda tínhamos a visita ao Convento de Cristo, ao Castelo de Tomar e à Ermida de N. Sra. da Conceição. Não fosse a chuvada torrencial que nos surpreendeu da parte da tarde e teríamos conseguido fazer tudo isto, mas só conseguimos ver o Convento.

O Convento de Cristo é um monumento classificado pela UNESCO como Património Mundial. Fundado em 1160 pelo Grão-Mestre da Ordem dos Templários. Uma preciosidade da arquitectura renascentista, gótica e estilo Manuelino. Das várias obras presentes, destacam-se a janela do capítulo e a charola.

Quem vê o Convento por fora, não imagina o que vai lá dentro. Quando nos cobraram 6,00 € pelo ingresso de entrada torcemos o nariz, achámos um pouco caro, mas conseguimos negociar com o senhor da bilheteira um bilhete familiar, ficando cada bilhete a 3,00 €. Com a entrada mais em conta, lá dentro, cedemos aos encantos das obras maravilhosas que encontram no seu interior. Vale mesmo a pena entrar. Um must see.




E como durante a tarde choveu a potes, quando saímos do Convento deparámos-nos com um aparato brutal na rotunda, curiosamente o mesmo sítio onde almoçamos. Dois carros dos bombeiros sugavam a água que se transformou num rio e que já quase chegava aos joelhos, como podem confirmar nas fotografias.

Valeu a rapidez e o profissionalismo dos soldados da paz que rapidamente desimpediram a via, que nos permitiu passar e dar um pulinho à Pastelaria Estrela, por sugestão de uma amiga, comer um belo Beija-me Depressa. Depressa se foi nas nossas boas, tal era a sua dimensão.

Depois do lanche, regressámos a casa felizes e contentes, mesmo com a chuva, porque o que se quer é passear. 

A próxima excursão será revisitar o Mosteiro de Alcobaça, mas agora, só para o mês que vem porque até para viajar cá dentro, é preciso gastar dinheiro.

Quanto às fotografias, para já ficam as que tirei com o telemóvel, as outras, as mais artísticas ficam para segundas núpcias.

12 comentários:

  1. Esses "Beija-me depressa" são qualquer coisa :)))))
    Tenho uma amiga de Tomar que sempre que vem a Coimbra traz-me uma caixinha, são deliciosos ;)))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei.
      Pedimos apenas um para cada um mas...confesso que fiquei a babar por mais :)

      Eliminar
  2. Anónimo9.9.14

    Olá! Também gosto muito do convento de Cristo. Aproveitei para o visitar a um domingo de manhã que é gratuito! Penso que o Mosteiro de Alcobaça também o é ao domingo de manhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...só percebi isso depois de olhar para o preçário.
      O próximo vou ao domingo, sempre fica mais em conta e sobra para o lanche :)

      Eliminar
  3. Que saudades eu tenho dos "Beija-me depressa" e das "Fatias de Tomar"! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As Fatias de Tomar não conheço, mas fica já para a próxima.

      Eliminar
  4. tenho muita curiosidade em visitar o Convento de Cristo. Acredito que de umas fotografias lindissimas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá umas fotografias fantásticas mas tens de ter sorte com o tempo. Eu cá apanhei uma chuvada de todo o tamanho e a luz que captei não é a ideal.

      Eliminar
  5. Anónimo9.9.14

    O Convento de Cristo é fantástico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Apesar da chuva foi um bonito passeio. Quando vieres a Leiria avisa.
    :)

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião.