quarta-feira, 14 de maio de 2014

Bron vs The Bridge

Bron: A Ponte
Bron (em sueco) ou Broen (em dinamarquês) é uma série criminal dano-sueca coproduzida por Danmarks Rádio e Sveriges Television. Foi a primeira produção criativa, financiada em parceria pelos dois países. Criada por Hans Rosenfeldt e escrita por Björn Stein, conta-nos a história que gira em torno de um corpo descoberto no meio da ponte que liga ambos os países.

Faz-vos lembrar alguma coisa? Se vos faz recordar a série The Bridge, fiquem a saber que esta versão escandinava é a original. E na minha opinião, bem mais interessante que a versão americana.


Martin (Kim Bodnia) e Saga (Sofia Helin) são dois polícias, um da Dinamarca e outro da Suécia, respectivamente, que cruzarão os seus caminhos através de um crime cometido na ponte que une os dois países. Esta dupla irá dar início a uma investigação que levará à caça a um misterioso psicopata desconhecido que pretende mostrar à sociedade quais sãos os maiores problemas que sofrem os cidadãos desde a exploração infantil, o jornalismo corrupto, a discriminação racial, política...entre outros.

Na versão americana, é Diane Kruger que veste a pele da Sónia Cross, um género de clone de Saga Noren, e Demian Bichir que surge como parceiro policial do outro lado da fronteira (Texas-Chihuahua). Não querendo desprestigiar a actriz e modelo alemã, na minha opinião, a personagem assenta melhor como Saga Noren do que como Sonya Cross. Para mim, a versão Texana não me encheu as medidas, embora tenha visto a temporada até ao fim.

Já tinha referido neste post, a minha preferência pelas versões originais e ainda para mais em sueco, que é uma língua que para mim é tão familiar como o espanhol.

Fica aqui a recomendação de uma das minhas séries favoritas do momento.

5 comentários:

  1. Por acaso desconhecia. Também nunca segui o Fringe.

    ResponderEliminar
  2. Dora, Fringe? Ou o The Bridge?
    Agora quem ficou baralhada fui eu. Aha ah.
    Se nunca viste a versão americana, vê esta, é muito boa :)

    ResponderEliminar
  3. Essa muito menos. Eheheh! Não vejo policiais a não ser o Homeland e agora o Fargo.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei muito do The Bridge e já sabia da existencia do original sueco.
    A ver se vejo :)

    ResponderEliminar
  5. E já passei essa ponte (a dinamarquesa/sueca) ;)

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião.