quinta-feira, 20 de março de 2014

Bom dia/Boa tarde/Boa noite

Há coisas que não compreendo e a falta de educação é uma delas. Porque é que será que as pessoas ficam tão surpreendidas quando digo bom dia/boa tarde/boa noite em qualquer sítio onde entro? Nem imaginam as caretas que me fazem, como quem diz "mas quem é esta fulana...mas conheço-te de algum lado?!?" Alguns olham para mim de soslaio como se fosse maluquinha e nem sequer respondem.

Para mim é uma questão de educação por isso quando entro numa sala de espera de um consultório médico cumprimento sempre as pessoas que já lá estão. Quando entro no autocarro, cumprimento o motorista. Quando entro num hall de um edifício que tem segurança cumprimento o vigilante. Quando entro num elevador cumprimento quem está lá dentro. Será assim tão estranho ser educada e cordial?

9 comentários:

  1. Gente mal encarada e que não respeita os outros... é o que é.

    ResponderEliminar
  2. AMEN!
    Sinto isso principalmente no ginásio de manhã, somos poucas, e já conhecemos-nos de vista, digo Bom dia e achas que recebo resposta? Não entendo, mas ok.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20.3.14

    É bom ver que ainda há pessoas, que lutam e gritam ao mundo, que é preciso sermos educados.
    Para mim, educação é sinónimo de humanização. Se deixarmos de o ser, vamos ser maquinas arrogantes!! A espécie humana tem que voltar a centrar-se nos valores primordiais!!!
    Estou contigo – Viva á educação e a quem luta por ela!

    M*

    ResponderEliminar
  4. Isso vê-se mais nas cidades mais pequenas. Eu sempre fi envergonhada, até para cumprimentar quem não conheço (embora faça parte da minha educação). Aqui em Lisboa refugio-me um pouco no facto de ninguém cumprimentar ninguém. Faço-o em 50% das vezes :P

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta,

    Nesse aspecto somos iguais, alias, tendo e conta o actual panorama "sem educação", poderia mesmo dizer que somos da "velha guarda"

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. eu também tenho esse hábito mas vejo que as pessoas parecem não gostar de abrir a boca para nos responder!
    é pena porque às vezes inicia-se uma conversa simples e agradável...mas não querem tudo bem!

    ResponderEliminar
  7. Tens azar. Eu digo bom dia em todo o lado que entro e respondem-me. Quando não o fazem, continuo a insistir e a elevar mais a voz até ouvirem. Não falha. lol

    ResponderEliminar
  8. Há dias entrei num café onde estavam uns rapazotes e dei-lhes um bom dia. Nenhum respondeu ou, melhor, um deles disse-me; "oh velho, oh jarreta, oh geada, conheces-me de algum lado?".
    Virei-me para ele e disse-lhe: não te conheço, é verdade. Mas sabes, é uma questão de educação. E, já agora, aproveito para te dizer que sou tudo o que tu me chamaste, mas, o mais grave, é que tu és malcriado, ignorante, pateta e burro, e não sabes.
    Nunca mais o vi. Desapareceu.

    ResponderEliminar
  9. Comigo passa-se o mesmo mas do lado oposto do balcão. Como funcionária digo sempre o bom dia/boa tarde/boa noite e são várias as vezes em que do lado do cliente apenas vem o pedido...nada de palavras de cortesia. Enfim.

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião.