quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

MAPA

E por falar em tensão...
Há coisa de uns quinze dias um mês, deu-me um "piripaque" no trabalho. Tonturas e má disposição, parecia que estava dentro de um tanque com água, completamente mareada. Por sorte, estou num edifício com gabinete médico e recorri à ajuda destes anjos. Após medir a tensão, fui surpreendida por um 13-10. O médico achou por bem fazer uns exames de rotina incluindo um MAPA (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial).

Hoje, saí da CUF com uma braçadeira que leva um tubo (pelo pescoço e depois pelo tronco) que liga ao pequeno aparelho que trago numa bolsa à cintura (nota importante - devia ter feito este exame no verão).
Agradeço à gentil senhora que encontrei na internet (moça da imagem no lado direito do texto) e que me permite dar como exemplo o que tenho estado para aqui a balbuciar.

Ora bem, este aparelho vai ficar comigo durante 24 horas, por isso, só o volto a tirar amanhã de manhã. Durante o dia, o aparelho emite um pequeno bip e de 20 em 20 minutos é medida a tensão e, nessa altura, tenho de registar o que estou a fazer e o que estou a sentir. O objectivo é agir naturalmente, como em qualquer outro dia, para que se consiga perceber se a tensão alta é apenas pontual. De noite - sim, vou ter de dormir com esta coisa - o aparelho dispara de hora em hora e mesmo a dormir, o meu braço vai ser espremido até ficar com a mão dormente. Vá lá, não tenho de anotar o que estou a fazer/sonhar durante a noite.

Agora, giro giro vai ser estar com o meu chefe e de repente isto começar a apertar-me o braço. É que depois vou ter de escrever na folha: 15:30 reunião com o chefe - tenho a certeza que vai registar um pico brutal, se vai!!!

Imagem retirada da net

6 comentários:

  1. Seria engraçado estares com o teu chefe :P lol Eu tb ja andei com um aparelho semelhante a este, mas o meu era para monitorizar os batimentos cardíacos. É algo incomodo, e agir com normalidade é quase impossível, mas tem que ser.

    ResponderEliminar
  2. não podes ter reuniões com o chefe :):)

    ResponderEliminar
  3. Já fiz este exame, de fato é bem enjoadinho e no calor acho que é pior, E um detalhe que se dá é que não se pode tomar banho durante o exame, pode ser antes de colocar o aparelho e somente depois de tirá-lo. Isto é terrível para o clima tropical.

    O meu deu ok. A minha pressão (tensão) arterial só aumenta mediante aborrecimento, e a média é que vale, e deu ok, então não faço uso de medicação.

    ResponderEliminar
  4. Conheço quem já tenha feito esse exame e é muito desconfortável.

    ResponderEliminar
  5. Olha eu também ando a tomar comprimidos para a tensão alta...que chatice, espero que estejas melhor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião.