terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Como foi o 2013?

1) Agora que estou, verdadeiramente, a reflectir sobre o assunto, percebo que comecei o ano de 2013 em Paris, numa viagem de trabalho, e acabei o ano em Paris, numa viagem de lazer. E não é esta uma das minhas maiores paixões? Viajar!

 2) Este foi o mês da má notícia. Nem queria acreditar, a minha mãe acabara de receber o diagnóstico. Ficamos todos em estado de choque. O bicho maldito que teima em querer ser mais forte. Foi um mês complicado, um mês doloroso. Nós, em família, em vez de nos enchermos de penas, resolvemos dar a volta e aproveitar ao máximo o que a vida tem para nos dar. Show must go on.

3) Ainda em recuperação, e tentando aceitar a quimioterapia nas nossas vidas, os dias pareciam mais cinzentos que o habitual. Num dos dias de Março, se não me falha a memória, na semana do dia do Pai, resolvi levar a minha mãe e o meu padrasto até à Serra da Estrela (na foto, um pedaço de gelo que derreta na minha mão). Foi daquelas viagens em que se decide à última da hora, sem nada combinado. Nem imaginam como foi bom, como foi divertido. Agarrei-me a este dia durante todo o ano, tal foi o conforto que nos trouxe.

4) Desta vez, as férias da Páscoa, foram gozadas em Atenas (na foto apenas uma parte dela). Tivemos a sorte de apanhar bom tempo, tão bom que tive direito a um escaldão no peito. Mais um giro pela Europa, mais um livro de turismo. De lá trouxe muitas fotografias, muitos presentes e o melhor de tudo as memórias, as experiências. E se a Tixa estivesse a ler este post diria: Não me digas que tens saudades da velha do monte? Ah ah...um dia, quando tiver paciência, conto-vos a saga da velha do monte...é de ir às lágrimas.

5) Maio foi o mês da Mãe. Foi o mês dos momentos, das fotografias, da união, dos passeios, da espiga. Foi o mês de Braga. Foi o mês para se ser Romano e eu, rumei para a Bracara Augusta e por lá me perdi durante dois dias. Foi o mês onde fiz uma pausa, respirei fundo e...segui em frente, uma vez mais. Fotografei o local mais tranquilo lá da terra. É aqui que me encontro muitas vezes.

6) Festejei o 13º aniversário da minha filha (na foto, uma peça de xadrez de um conjunto que herdou do avô). A minha menina virou pré-adolescente como ela própria se apelida. Se me sinto velha? Não, pelo contrário, estou cada vez mais jovem porque a minha filha consegue sempre puxar o que há de melhor em mim e há 13 anos que me rejuvenesce.
Foi neste mês que me tornei Embaixadora (se queres saber o que é...entra ai ao lado). É de recordar também, a pequena gaivota que entrou em minha casa e que ia sendo devorada pelas gatas malandras que cá moram, não fosse o meu sentido apurado e rapidez.

7) O mês da música, o mês dos meus concertos de Verão. Foi também o mês que me levou de regresso a Braga, desta vez em trabalho. Um pé em Vila Real, outro em Ponte Lima, aproveitando para rever alguns amigos. Com o passar do mês, já só pensava nas 3 semanas de férias que ia ter, finalmente.

8) Este foi o mês em que somei mais um aos meus trinta e seis. Trouxe do mês anterior alguns dias de férias e por aqui se continuou a aproveitar o que o Verão tem de melhor (na foto, um pardal que gosta das praias de Espanha). As melhores férias de sempre. Foi o mês do meu sobrinho, não só pelo seu aniversário, mas também pela semana que passou connosco (sem os pais).

9) Talvez porque se acabam as férias, talvez porque seja o início de um novo ano lectivo, mas não há mês melhor para pintar a casa. E o Setembro de 2013 não foi excepção. Pintei quase todas as assoalhadas, incluindo a cozinha. Dediquei também algum tempo às minhas plantas (na foto, uma das minhas favoritas). Não posso fechar o mês sem dizer que comi figos que me fartei (ou não...quem corre por gosto...).

10) A fotografia não poderia ser outra para um mês como este. Faz um ano que deixei de fumar! No trabalho, aumentam os pesadelos e, por isso mesmo, aumentam também as Rubricas do Demo pois há que rir de tudo isto, caso contrário, já teria cortado os pulsos. A minha filha parte o rádio esquerdo o que faz com que nos próximos meses a CUF seja a minha segunda casa.

11) Como terminei o mês anterior, começo este. Continuei com problemas em relação ao acidente da minha filha, já que a Escola se quer livrar dos custos associados à intervenção médica e subsequente tratamento. Lá diz a foto - Há-de ser o que Deus quiser. No trabalho o Orçamento deu cabo de mim. Um verdadeiro terror. Senti-me como se estivesse em alto-mar, mas no fim...lá encontrei uma ilha, um porto seguro.

12) Ainda com a saga do pulso partido, no mês do menino Jesus, lá andei eu, todos os dias do trabalho para a CUF. Depois de um dia inteiro a aturar gente doida, para fechar a agenda do dia...fisioterapia. 12 sessões... O que vale é que a pequena é rija e a coisa correu bem.
O Natal este ano teve outro sabor. Não houve presentes mas houve tudo o resto. O que verdadeiramente importa. E no final do mês...Voilá, um final em grande, em Paris.

Ora bem, e depois de reflectir sobre o que passou, parece-me bem encerrar este capitulo com o seguinte pensamento:

"Simplicidade, clareza, sinceridade: são estes os atributos que conferem poder, intensidade e alegria às nossas vidas." 
Richard Halloway


Nota: Entretanto, já estou a preparar o meu post sobre a viagem, tenho muitas dicas para partilhar.

9 comentários:

  1. No final tudo de mau passou. Tudo de bom ficou na memória. Mais um ano que se vai, outro que vem para aproveitarmos ao máximo :) Beijinhos Marta e bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Mais um ano...e nós por cá! :)

      Eliminar
  2. Alô, Marta. Estou de volta ao blog :=)

    ResponderEliminar
  3. Venham de lá essa crónicas da viagem.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso de ler este teu post, do modo como conseguiste resumir cada mês, do que senti ao ler as tuas palavras e adorei as fotos! Todas! :)
    Desejo-te um ano muito mais Feliz que o que passou, sem coisas menos boas, com muita saúde. É mesmo o principal.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo verdade Cristinix!
      Agradeço e retribuo os votos :)

      Eliminar
    2. Bigada ;)
      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar

Deixa aqui a tua opinião.