sábado, 30 de novembro de 2013

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

E a saga continua


A minha filha fracturou o rádio, na zona do pulso no passado mês de Outubro. Como vos contei aqui, este acidente deu-se na escola, durante uma aula de Educação Física. Desde então que a minha visita ao Hospital da CUF tem sido assídua. Foi o atendimento de urgência, o internamento, a cirurgia, as consultas e raio-x semanais, depois as quinzenais e agora...fisiatria. Tem sido uma correria, pois tenho de conciliar tudo isto com o facto da B. faltar à escola o menos possível. Mas vá, não tenho razões de queixa da assistência médica prestada neste Hospital. O ortopedista que acompanhou o processo foi impecável e ontem, passou o testemunho à fisiatra que irá delinear o tratamento.

Agora, em relação à escola... Nunca vi tamanha displicência.

Todos estes actos médicos que vos refiro neste post, são comparticipados pelo meu sub-sistema de saúde. Felizmente, ainda não tive de pagar um tostão, porém, como o acidente resultou de um acidente escolar, terá de ser a escola a suportar todos os custos associados. Assim, a guerra está montada. Foi pedido um relatório à escola - tirado a ferros - e estes, armados em espertos, declaram no relatório que a responsabilidade do acidente é indeterminada. Ó meus senhores! Tenham vergonha!

A Direcção da Escola não se prenunciou, o professor de Educação Física também não e muito menos a Directora de Turma, que até agora foi incapaz de perguntar se precisa de alguma ajuda. Enfim, em todas as profissões temos disto, bons e mais profissionais. Este ano, não tive muita sorte com a DT escolhida, ao contrário do ano passado que era uma excelente profissional.

Resultado, a escola não se chega à frente, no que diz respeito à responsabilidade e o processo está no departamento jurídico do meu sub-sistema de saúde que irá certamente até últimas instâncias, se for necessário.

Como diz a minha avó:
- Maganos, só com um pano encharcado na tromba!

Imagens retirada da net e manipuladas por mim

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Longe das lojas durante a época natalícia


Não que seja uma pessoa desgovernada em relação ao consumo, mas a verdade é que visitar lojas nesta época faz mal ao bolso e à mente. Numas, é uma verdadeira tentação sair de mãos a abanar, noutras o difícil é sair inteira, já que em lojas low cost vale tudo, até arrancar olhos. Posto isto, o melhor mesmo é evitar as grandes superfícies comerciais nesta altura.

Este ano não há espaço para grandes manobras. O dinheiro é curto para tudo o que se quer fazer, por essa razão, o melhor é começar já a estipular prioridades. Não há prendas de Natal para ninguém. Ou seja, este ano, o meu presente de Natal é estar presente. É a partilha, o amor, o carinho, a união e todas aquelas palavras que vos possam parecer cliché mas que na verdade deveriam ser os elementos chaves para esta quadra e para todo o ano. Haverá lugar para um mimo, coisa pequena, mais simbólico que material, mas sem impacto financeiro. Um presente que nos proporcionará um belo futuro.

Mas atenção! O melhor ficou para o fim.
Vou estar presente no meu presente de Natal. Um presente para mim e não só, para todos os presentes. Confuso? Estejam presentes aos próximos capítulos.

Imagem retirada da net e manipulada por mim 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sardinha em lata...



...era o que parecia a malta que vinha nos autocarros esta manhã. Um atrás do outro, à pinha. As portas mal abriam e as pessoas espremiam-se de forma a fazer milagres e duplicar a capacidade do veículo.
Há greve do Metro e o caos fica instalado em Lisboa. Se esta greve resolve alguma coisa? Pois, não sei! A verdade é que transtorna a vida a muita gente, mas os políticos, os governantes, os manda-chuvas...para esses é um dia como outro qualquer, já que dispõem de motoristas, no caso dos políticos pagos por nós contribuintes.
E tem mais...na próxima quinta-feira há mais fruta! Toma lá mais uma greve que até andas de lado.
Caraças pá! Anda uma pessoa a pagar passe para isto!!!


Imagem retirada da net

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Olhar cinematográfico |49|

Hoje só trago filmes bons!


Pacific Rim (2013) 8/10«
Quem acompanha esta rubrica sabe que aprecio bastante o trabalho de Guillermo del Toro. Este filme, vem confirmar isso mesmo. Este é o género de argumento que não me atrai. Robôs gigantes que me fazem lembrar os transformers, os seres alienígenas que tentam invadir o nosso planeta, o Apocalipse, o Julgamento final. Não fosse a mão do Guillermo e provavelmente nem me teria dado ao trabalho de o ver. Para além disso, um dos actores principais é Idris Elba, o meu amigo que me fascinou na série Luther, que nesta película não me deixou ficar mal, pois a sua prestação enriquece o elenco deste filme, que conta ainda com Rinko Kikuchi que faz de Mako, a menina do Norwegian Wood, escrito por Haruki Murakami.
Gostei!


Wolverine (2013) 7/10«
Quem me conhece sabe que tenho uma paixoneta pelo Logan. Atenção, não é pelo actor Hugh Jackman, que embora seja para lá de jeitoso, é uma um mortal comum. Eu gosto mesmo é da personagem criada pela Marvel, que depois é muito bem incorporada pelo nosso amigo Jackman, claro está! Este filme chega até nos, supostamente, para explicar as origens de Wolverine e embora seja menos "fantástico" que os anteriores, já que os mutantes estão em menor número e aqui as vedetas são os ninjas, gostei do filme. Gostei da história, gostei da escolha de atores, gostei particularmente do cenário escolhido, o Japão. Para mim, este género é sempre bem aceite, ainda para mais quando se trata da minha personagem preferida.


Les petits mouchoirs (2010) 9/10«
Adoro cinema francês. Adoro a Marion Cotillard (na minha opinião uma das mulheres mais bonitas do cinema) e delirei com a personagem interpretada por François Cluzet que já me tinha encantado no filme Intouchables já referido aqui. Como diz o título, o filme retrata as pequenas mentiras que envolvem um grupo de amigos e, durante 2h30 (sim, é longo) parece que fazemos parte deste grupo, de uma forma intensa e real. É um belo presente proporcionado pela 7ª Arte, que ainda nos consegue surpreender e nos deixar sem palavras para descrever o momento que se vive durante o filme. É possível rir e chorar, mas nunca ficar indiferente.

domingo, 17 de novembro de 2013

2013 TECHNICOLOR [46]

Quem diria que um dia, esta minha vizinha, ia "fritar" o miolo...
Nesta altura, enquanto passava a procissão, ainda havia sanidade q.b.
rainy day

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

2013 TECHNICOLOR [45]



E para manter o cinzento, uma fotografia tirada no Cais das Colunas, em frente à estação fluvial.
Conseguem ver as gaivotas?
rainy day

Fotografia minha, daqui.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Olhar cinematográfico |48|


La Cage Doreé (2013) 8/10«
E quem é que ainda não ouviu falar da Gaiola Dourada?
Eu esperei até agora para ver o filme, que tem para mim uma referência muito especial - os emigrantes.

Realizado por Ruben Alves, esta comédia ligeira conta a história de um casal de emigrantes, Maria Ribeiro (Rita Blanco) e José Ribeiro (Joaquim de Almeida), que vivem há mais de 30 anos em França. A Maria é porteira e o José trabalha na construção civil, nada mais nada menos que as profissões mais "requisitadas" pela primeira geração de emigrantes portugueses. A família Ribeiro, como a grande maioria das famílias emigrantes, vive para trabalhar, para servir os outros, até que um dia...a sorte muda, ou pelo menos parece mudar.

Um bravo para todo o elenco e um bravo especial para a nossa Maria Vieira, que com o seu metro e meio de altura, consegue ser uma grande artista. Um filme francês, onde as palavras em português saltam que nem pipocas. Et voilá… uma família portuguesa, com certeza!

Bravo! Bravo!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Orçamento e dores de cabeça



Esta é a pior altura do ano, o terrível mês em que tenho de fazer o orçamento para o ano seguinte. Nem imaginam as dores de cabeça que isto me dá. Resmas de centros de custo, mais paletes de rubricas e sub-rubricas. Reduz daqui, aumenta dali...encolhe, estica...bahhhhh...já tenho a cabeça dos dedos com calos de tanto martelar o teclado.
Não vejo a hora de ver este mês bem longe.
Até lá...está justificada a minha ausência aqui e na "volta às capelinhas".
Até breve...se sobreviver.

Imagem retirada da net

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

2013 TECHNICOLOR [44]


E o mês de Outubro abre espaço para o Novembro, que chega cinzento como é de esperar. Mas depois da "queda" vem a bonança e cá em casa, esperamos tempos de mais soalheiros, mesmo que o Sol se mostre esquivo, afinal, dos ferros a B já se livrou, agora é esperar que hoje o gesso também se vá.


rainy day