quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Chapa ganha, chapa gasta!

Cada vez mais se sente a escassez de recursos.
Este foi para mim o pior ano de sempre. Fazendo as contas foi sempre a subtrair.
  • Perdi o direito ao Abono de Família (mesmo estando em condição monoparental sem qualquer ajuda financeira por parte do pai);
  • O passe da minha filha deixou de ter desconto de estudante e passa a ter o mesmo custo que o de um adulto (e a pequena ainda só vai nos 13);
  • A minha filha deixou de estar isenta e passou a pagar as taxas moderadoras nos Hospitais Públicos e Postos de Saúde (repito...tem apenas 13 anos);
  • 40% do que ganhei foi para o Estado e o que recebo liquido é bem menos do que o que ganhei nos últimos anos (passei outra vez para os 3 dígitos...malditos imposto!)
No ano passado, por esta altura, ainda recebemos um bónus de 75% do ordenado, mas este ano...nada de nada. ZERO! E vá lá...não me obrigaram a receber o subsídio de Natal às miginhas, senão então é que estava aqui cortar os pulsos.

Este ano, claramente, não consegui fazer poupanças e a qualidade de vida diminui.
Sou e sempre fui uma pessoa poupada, afinal, sozinha consigo sustentar uma casa e criar a minha filha. Não me queixo do que tenho, pois possuo o essencial, mas tenho noção de que se está a apertar o cinto de tal maneira, que mais cedo ou mais tarde, terei de passar a "cortar" também no essencial.

Imagem retirada da net

3 comentários:

  1. Por ter tido alguém muito próximo de mim na mesma situação que a Marta só lhe consigo dizer: A Marta é uma mulher de M grande! Ser mãe e pai ao mesmo tempo, cuidar da sua filha, trabalhar, ter casa, estica aqui, estica ali não é fácil. Dou-lhe muito valor :))
    O cinto aperta a muitos, infelizmente. E é triste, porque lutamos muito para conseguir muita ou alguma coisa, e continuamos a lutar diariamente, e mesmo assim, não conseguimos ver nenhum retorno do nosso esforço, porque basicamente estamos atirados aos "porcos" (Governo e as suas politicas fantásticas)

    ResponderEliminar
  2. Cada vez está pior mas ainda bem que consegues!

    ResponderEliminar
  3. Segundo os estarolas que nos governam a culpa agora é também do Tribunal Constitucional...

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião.