quarta-feira, 3 de abril de 2013

Atenas

Não é de meu interesse criar aqui um roteiro turístico, até porque na internet há já muitos sites e blogues com esse fim. A minha missão neste post, é partilhar convosco a minha opinião sobre a cidade de Atenas e dar algumas dicas para quem se decida por este destino num futuro próximo.

Quando partilhei com alguns familiares e amigos que ia para Atenas, recebi alguns comentários do género: "Nesta altura do ano?" "Com a economia naquele estado?" "Tantos dias? Haverá assim tanto para ver?"

A altura do ano foi bem escolhida. Fui na na última semana de Março e apanhei dias de Sol e temperaturas amenas, entres os 15 e 22º graus. Aliás, posso mesmo dizer que se aplicou bem o provérbio: Março Marçagão, manhã de Inverno tarde de Verão! O casaco só fazia falta pela manhã e com o chegar da noite.

Quanto à economia...bom, a Grécia sofre do mesmo mal que nós. Um país espectacular à beira mar plantado, com um clima óptimo, gente simpática e... políticos corruptos que fazem a vida "grega" ao Zé Povinho. Achei os preços em geral, bem mais acessíveis que em Portugal, principalmente no que diz respeito aos transportes e alimentação.

Tirei 6 dias para esta viagem, mas excluo já dois para a ida e a volta, já que fiz voos com escala (mais baratos), portanto, na prática tive 4 dias para conhecer Atenas.

Hotel
Para poder aproveitar bem o tempo nada melhor do que ficar num Hotel no centro da cidade. Eu optei pelo PAN Hotel situado a 2 minutos da Praça Syntagma. Acredito que existem outros com mais pinta, mas a minha prioridade era a relação localização/qualidade/preço. Fiquei bem servida. Está tão bem localizado que não precisamos de usar transportes para lado nenhum, fizemos tudo a pé. Tinha lido no Booking que o pequeno almoço não era grande coisa, mas o que encontrei estava dentro das minhas expectativas, talvez tenham melhorado tendo em conta os comentários a este respeito.

Do Aeroporto para a cidade
Como ficámos no centro da cidade, o único transporte que apanhámos foi o autocarro x95 do Aeroporto para a Praça Syntagma, e vise versa no último dia. Os adultos pagam 5 € e os menores 2,50 € pelo bilhete e a viagem faz-se em 1 hora.

Os locais de visita obrigatória
O primeiro local a visitar deve ser a Acrópole. Aqui, podemos comprar um bilhete por 12 € que dá para 7 monumentos noutros locais da cidade e tem a validade de 4 dias. Para subir até a Acrópole convém ter em mente o seguinte: Ir cedo, as bilheteiras abrem às 08h30, por isso, convém aproveitar o fresco da manhã. Levar água e protector solar, a não ser que queiram apanhar um escaldão como eu, que me vi aflita com a insolação que apanhei nos braços e no peito :/ Convém também levar também uma "bucha", pois saberá bem, a meio caminho descansar numa sombra e gozar a vista fabulosa enquanto se conforta o estômago.
O mesmo bilhete serve também para a Ágora, o Fórum Romano, o Novo Museu da Acrópole, o Templo de Zeus e o cemitério de Kearmikos e respectivo Museu. Os menores não pagam e os estudantes também não desde que tenham cartão de estudante com fotografia.

Para além da Acrópole, existem mais dois pontos altos na cidade. A Colina de Filipappos e a Colina de Likabeto. Na primeira, a subida é fácil de fazer, se bem que não devem sair do trilho dos turistas, já segundo me pareceu, há zonas mais "perigosas" e propícias a assaltos. A vista no topo é brutal, merece bem a pena. Na segunda, a subida é feita a pé ou de funicular (ida e volta 7€), se bem que a pé dá direito a deitar os bofes pela boca. Se possível subir perto do ocaso para desfrutar um céu pintado de tons laranja. Nesta colina há um restaurante que está aberto até às 2h00 da madrugada, mas não é para todas as bolsas ;)

Plaka é a zona mais turística da cidade. Não faltam os restaurantes, as esplanadas e bares. A oferta é vasta,  é só escolher. Sugiro que façam uma vaquinha. Nós éramos três e pedíamos sempre três pratos diferentes para poder saborear iguarias diferentes em cada refeição.

Compras
Esta é também a melhor zona para comprar os souvenirs. Por norma, os preços não estão marcados, e mesmo isso acontece é sempre possível negociar o valor final. Dá para fazer bons negócios só é preciso saber regatear.

As fotografias estão aqui, para quem estiver interessado.

1. Olá Marta, gosto muito quando vais viajar porque aprendo sempre muito contigo, dás as dicas que preciso e mostras as fotos!
    Deve ter sido umas óptimas férias!
    bjs

1. Estrela, fico contente que as minhas dicas sejam úteis.
      Assim da gosto partilhar.

Eliminar
  2. Se há coisa que gosto de fazer é viajar... Atenas não está(va) de momento no meu horizonte, a "prioridade" agora é África. Depois de Cabo Verde (Fevereiro passado) será S. Tomé e depois Moçambique (lá para 2015).
    Mas a verdade é que gostei do teu passeio (as fotos estão fantásticas) e fiquei a cismar...
    Bom recomeço!

1. Do Continente Africano só conheço o Egipto e a Tunísia, mas também ando a pensar em Moçambique, até porque tenho lá uma amiga...mas a verdade é que as viagens de avião são caras, bem mais do que qualquer outro destino na Europa.
      Beijinho e...obrigado pela tua presença :)

Eliminar
  3. Quem me dera poder lá ir! Deve ser lindo de morrer! Só que o Gasparento tirou-nos todas as esperanças...
    Talvez um dia...

1. Sim, é verdade o Gaspas também me abanou o orçamento. Agora, em vez de 2 só posso fazer 1 viagem por ano e por este andar, receio que deixe de viajar por completo :(
      Mas vá, enquanto poder...aproveito.

Eliminar
  4. Pois eu adorei o teu relato, e adoraria ir a Atenas, qualquer dia!Porque o ano passado foi Roma e Florença es este ano será Londres, mal posso esperar e é só em Junho....ainda faltam dois meses...
    Já vi as tuas fotos, estão lindas!!!

1. Londres é uma pedra no sapato, pois já adiei essa viagem uma série de vezes. Pode tardar mas não falha :)

Eliminar
  5. Amei o teu relato e adorei as fotos Marta, estão fantasticas , um dia vou até lá é uma das minhas viagens do coração Ir a Atenas e Santorini.
    Vale sempre a pena conhecer outras culturas mesmo que estejamos em crise e pelo que disseste vale a pena, estou a ver que é mais barato visitar os monumentos na Grecia do que em Portugal
    Beijocas

1. Santorini também está na lista, oh se está!
      Quanto aos monumentos, não tenhas dúvidas que é bem mais barato que em Portugal. Tudo é mais barato!
      Beijocas

Eliminar
  6. é o meus pais de sonho :) um dia talvez...

1. Coloca na tua lista de desejos.
      Se for um objectivo vais ver que o realizas, mais cedo ou mais tarde.

Eliminar
  7. Obrigada pelo relato. foto fantásticas - por momentos viajei até terras Gregas :)

beijocas
    Paula

8. Adorei as fotos que ias partilhando no Instagram e fiquei maravilhada. Nunca estive na Grécia mas gostava. Os meus sogros já estiveram e dizem que o melhor de tudo são os gregos que embora mais rudes que nós, são afáveis e disponiveis.
    Preciso urgentemente de férias, ando exausta e não tenho desde Setembro.
    Aposto que vieste renovada e com baterias carregada.

A ver se combinamos um cafézinho que dizes?
    Beijinhos**

1. Sim Tanita, a ver se combinamos um café :)
      Também já tinha dito que há Béu que já tenho saudades vossas.

Eliminar
  9. Na Grécia não são só ps políticos a serem parvos, há muito na cultura grega que deixa muito a desejar. O exemplo mais gritante foi quando quis apanhar um táxi do Pireu para o Aeroporto e ninguém me queria levar porque... era muito longe! Tive de parar um táxi no meio da estrada, meter as malas na bagageira, instalar-me e só então dizer o destino! E ainda tive de lhe rosnar! beijoca!

1. Tiveste azar, de certeza. A grande maioria dos locais são simpáticos, agora...também há gente parva, como em todo o lado ;)

Eliminar
  10. Como deves calcular adorei cada uma das tuas fotos. Não podia esperar nada mais que THE BEST!
    Obirgada pelas dicas.
    Adoro cidades com história... cidades como Nova Iorque por exemplo, nada me dizem... mas cidades como Atenas já me dizem muito. Quem sabe um dia dou lá um pulinho :)

GOSTOTE ♥

1. Sim NI também está nos meus planos, mas não para já.
      E já sabes, Bélgica também está na minha lista.

Eliminar
  11. Belas dicas ;) Gostava de um dia ir à Grécia, conhecer os sitios fantásticos deles.

Bjokas.

12. Fiquei cheio de vontade de visitar, até porque admiro muito a história grega e tanto o sol como as bonitas paisagens são profundamente tentadores

1. Acredita que vale bem a pena. Eu talvez não seja a melhor pessoa para descrever Atenas como ela é verdadeiramente, mas gostei do que vi e do que vivi por lá e por isso recomendo.

Eliminar
  13. Estou a ver que tiveste uma experiência muito melhor que a minha em Atenas, ainda bem :) E adorei as fotos, muito boas mesmo ;)

1. Pelo que tenho percebido, há muita gente que não gostou da experiência, tanto quanto eu, mas de facto nada tenho a apontar de negativo. Foi uma viagem excelente e que superou as minhas expectativas.

14. Fui-te acompanhando no Instagram e adorei tudo. Conta-nos detalhes. :D

1. No Isntagram fui só adicionando os momentos fotográficos mais espontâneos. Os detalhes são estes que escrevo aqui, no entanto, se precisares de dicas, quando fores a Atenas, é só dizer ;)

Eliminar
  15. Lindas as fotos, acredito que os dias com Sol tenham ajudado no planejamento e aproveitamento dos dias. Atenas é encantadora, os gregos são hospitaleiros. Eu e o meu irmão gostamos muitíssimo da Grécia.

Para mim viajar é viver melhor.

Beijos

1. És das poucas pessoas, que como eu, adoraram Atenas. Não sei porquê mas algumas pessoas tiveram más experiências. Enfim, nós, ao que parece tivemos muita sorte.

Eliminar
  16. Olá Marta; belo relato e excelentes fotografias....
    Cumprimentos

17. AMoriii,

amei as tuas fotos?
    Ainda bem que correu tudo bem e que gostaste.
    Tenho saudades tuas.
    Quando nos juntamos de novo?
    Beijo grande.

1. Amoriiii!!!
      Também tenho saudades. Temos de marcar qualquer coisa.
      Vou mandar um mail para as meninas. Está na hora de marcar novo encontro.
      Beijos

Eliminar
  18. Eu estive em Atenas em 2003 e tirando as zonas mais turísticas, que são realmente lindas, achei tudo muito cinzento. Adorei Plaka!

1. Também adorei Plaka, mas gostei também dos outros locais menos "turísticos".
      E... bem vinda Su, já andava preocupada com a tua ausência.

Eliminar
  19. Eu gosto sempre destes posts porque dão muitas dicas. Continua!

Deixa aqui a tua opinião.