quarta-feira, 11 de abril de 2012

Jsem zpátky

Quadro pintado por um artista de rua - Praga - Abril 2012 - Marta Vieira Pereira

...que é como quem diz em checo, estou de volta ;)
Já voltei há uns dias mas tenho tido pouco tempo para partilhar aqui a minha viagem. Hoje, consegui finalmente encontrar um espaço na minha agenda.
E se gostei de Praga? Não, não gostei...AMEI! Recomendo vivamente a quem esteja a planear viajar pela Europa. A verdade é que eu já andava a adiar uma ida à República Checa há algum tempo, achava que haviam cidades mais bonitas, mais interessantes, mas Praga é das cidades mais belas que visitei até hoje.

Praga é uma cidade típica de um conto de fadas. A cada esquina encontramos um cenário que nos deixa deslumbrados, transportando-nos para um mundo cheio de mística. Nas ruas de Praga há música, teatro, literatura...é impossível não ficar contagiado. Cidade do amor, dos dourados, das torres medievais, das pontes que separam as duas margens do rio Vltava que nos permite ter vistas magníficas. A cidade divide-se em duas, a cidade nova(nové mésto) e a cidade velha(staré mésto) que coabitam numa harmonia sem igual e oferecem-nos uma arquitectura brilhante.

DINHEIRO
Sugiro a utilização do ATM no local. As casas de câmbio são "chupistas" e levam couro e cabelo pela troca da moeda. O levantamento no multibanco fica bem mais em conta uma vez que as taxas que os nossos banco praticam são bem acessíveis.
LÍNGUA
São poucos os checos que sabem falar inglês e os que sabem não gostam de o fazer, por isso mais vale decorar já algumas palavras importantes: dobry den = bom dia; na shledanou = até logo; prosím = por favor; dekuji = obrigado; nazdravi = saúde! (brinde); pivo = cerveja (esta talvez seja a mais importante, lol).
COMES E BEBES
A cerveja é a bebida nacional. Entre as marcas mais conhecidas estão a Pilzen (Pilsner Urquell) e a Budvar (Budweiser). A bebida pode ser servida em copos de meio litro, "velké" (grande), ou malé (pequeno). Curiosamente, são os turistas que se agarram às canecas - cambada de gulosos - os locais optam pelos copos mais pequenos.

A cozinha checa é parecida com a alemã (diz quem já provou a última), com pratos de carne de porco ou de vaca, quase sempre acompanhados de batatas e arroz e com um molho espesso que não é de fácil digestão, principalmente se for ao jantar. As salsichas e as linguiças sao famosas, para quem gosta de enchidos. Os preços não são muito diferentes dos nossos, a grande diferença é que em maior parte dos restaurante, quando apresentam a conta, a factura traz 20% da despesa total cobrado em gorjeta, mínima recomendada - dizem eles...pfuuuuuuuu!

TRANSPORTES PÚBLICOS
A rede de transportes está bem organizada e os horários são rigorosamente cumpridos. Existem 3 linhas de Metro que funciona das 5 às 24h00. Os eléctricos e os autocarros também funcionam durante a noite e são confortáveis e seguros. Os bilhetes são comprados por tempo (30m. 60m. 90m. etc) dão para todos os transportes, incluindo o funicular, o que é uma verdadeira maravilha.

PRAGA A PÉ
É conveniente que consigam arranjar acomodação em Praga 1, pois é possível andar sempre a pé entre os locais a visitar (nós ficámos no Hotel Golden Tulip) O único transporte que utilizamos foi o autocarro e metro do Aeroporto para o Hotel e vise versa e o eléctrico para ir até ao Monte Petrin, pois compensa subir de transportes (eléctrico e funicular) para poupar as pernas para a descida.

COMPRAS
Sugiro que comprem nas feiras de rua, são mais baratas que as lojas de souvenirs e há mais variedade.
Há muitas lojas com os famosos cristais da Boêmia, mas o preços são puxados. Depois há de tudo um pouco desde matrioskas a canecas de cerveja, tudo depende do gosto e do poder de compra. Não se esqueçam de procurar o mercado, que está aberto todos os dias e vende bem mais em conta.

Este é o mapa da cidade e a vermelho, estão as ruas percorridas a pé ;) no local da cruz fica o Hotel.
Mapa de Praga utilizado na viagem - Abril 2012 - Marta Vieira Pereira

LOCAIS DE VISITA OBRIGATÓRIA

Relógio Astronómico Praga - Abril 2012 - Marta Vieira Pereira

O Relógio Astronómico é paragem obrigatória a cada hora certa, pois esta é a oportunidade certa de ver os apóstolos passearem-se pelas janelas da torre. Um momento mágico, pelo qual muitos turistas espera pacientemente, na praça central da Cidade Velha.
Torre do Relógio Astronómico Praga - Abril 2012 - Marta Vieira Pereira

A Praça Wenceslas, a Torre de Pólvora, a Catedral Nossa Senhora de Týn, e a Igreja de São Nicolau são paragens obrigatórias que nos oferecem uma riqueza visual fascinante.
Cidade Velha Praga - Abril 2012 - Marta Vieira Pereira


O Bairro Judaico é outro local obrigatório nesta viagem, com as inúmeras Sinagogas e o Cemitério Judeu, o bilhete não é dos mais baratos, mas dá acesso a tudo o que está dentro do Bairro.

  Karlov Most fotografada da colina de Petrin - Praga - Abril 2012 - Marta Vieira Pereira 

  Karlov Most - Praga - Abril 2012 - Marta Vieira Pereira 

Imperdível o passeio pela Ponte Carlos até a outra margem da cidade - a famosa Kalvov Most. Esta ponte única no mundo envolve qualquer pessoa com o seu romantismo. As estátuas parecem conduzir este passeio e recebem-nos de braços abertos.

Castelo de Praga - Abril 2012 - Marta Vieira Pereira 


Já do outro lado da margem a subida à colina Petrin permite-nos contemplar a cidade, vista por entre a . natureza e o canto dos pássaros  e do vento que corre por entre as árvores. Do mesmo lado do rio, a visita ao Castelo de Praga é também obrigatória.

Margem do Rio Vltava Praga - Abril 2012 - Marta Vieira Pereira 

Rio Vltava Praga - Abril 2012 - Marta Vieira Pereira 
No final do dia, é igualmente obrigatório, uma paragem numa esplanada junto ao rio, para contemplar o pôr do sol que se deita para lá da colina Petrin e o Castelo enquanto se saboreia a famosa cerveja Pilsner Urquel.

CURIOSIDADES
  • A cidade é muito limpa e há cinzeiros em toda a parte. Na maior parte dos locais interiores é permitido fumar, basta procurar o dístico de fumadores. 
  • Os checos são muito antipáticos e mesmo os que trabalham em locais frequentados por turistas, à excepção dos Hotéis. 
  • No centro de Praga, a cada 500 metros encontramos um carro topo de gama, carrinhos como o meu (Polo) nem se vê. Os tipos andam todos bem "montados". Ficam aqui só algum exemplares que fotografei.





  • A cidade é muito segura, ao contrário de Budapeste. Mesmo de noite, há sempre muita gente na rua e na Baixa à sempre policia por perto. Aproveito para referir que se a cidade é bonita de dia, de noite então, é de encantar.

  • Tudo se paga. Tudo! Até para fazer um xi-xi (10 czk). Preparem as carteiras para pagar para entrar nas igrejas, subir às torres, visitar museus e tudo e tudo e tudo ;) Mas vá, vale bem a pena.
Resumindo e concluindo - uma pequena maravilha da Europa. Sugiro vivamente a visita a esta cidade mágica que me proporcionou 5 dias fantásticos.

Tirei muitas fotografias, podem espreitar aqui.


49 comentários:

  1. uau fiquei encantada :) Adorava ir lá!

    ResponderEliminar
  2. Adorava um dia puder ir ai.
    Um dia.
    Bjstos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de colocar na tua lista de prioridades ;)

      Eliminar
  3. Gostei tanto, cada área assim descrita dá ainda mais ainda a vontade de ir! Fiquei com o bichinho por Praga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ;)
      Demorou mas foi e acho que não me esqueci de nada.
      PRAGA É LINDA!

      Eliminar
  4. Bem vinda bem vinda Martinha :) Obrigado pela viagem que nos proporcionaste... Não vou esmiufrar o teu post, mas há uma coisa que tenho de fazer referência, segundo dizem o molho que eles colocam é mesmo mesmo difícil de digerir :p Foi uma das coisas que os meus amigos que já por lá passaram comentaram, e achei curioso fazeres a mesma observação :)

    A tua menina gostou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha menina adorou ;) e eu também eh eh.
      Sim, de facto a comida deles é puxada em relação ao tempero mas não ia deixar de comer o prato típico não é ;)

      Reforço, tenho o teu postalinho.

      Eliminar
  5. É uma bela cidade, sim. Irei lá brevemente.
    Já agora, parabéns pela qualidade das fotos. Estão muito boas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Adorei Praga e tenho muito orgulho nas fotos que tirei.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Também adorei.
    Estivemos nos mesmos locais :)
    A cidade é lindissima.
    Provaste aqueles bolos assados? Eu adorei aquilo :))
    Espreita aqui os meus post's:

    - http://bolinhoscomohobbie.blogspot.pt/2011/10/sabem-onde-estive.html

    - http://bolinhoscomohobbie.blogspot.pt/2011/10/mais-imagens-de-praga.html

    - http://bolinhoscomohobbie.blogspot.pt/2011/10/um-grito-mudo-nao-se-ouve.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh sim, como pude eu esquecer-me de referir esses bolinhos maravilhosos. Quentinhos, com açúcar e canela...hum...agora comia um.

      Eliminar
  8. Os checos são mesmo muito simpáticos. Quando eram particularmente simpáticos, ensinava-lhes uma expressão portuguesa, "na peida três dúzias". Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, ai está uma bela coisa para lhes sussurrar ao ouvido ;)

      Eliminar
  9. Fico feliz com a sua partilha e a possibilidade de saber um pouco mais sobre Praga aos olhos do turista, que é especial e diferenciado. Parece que foi uma viagem em que pudeste aproveitar e curtir muito, o que é o melhor.

    Gostei das fotos principalmente a do Relógio Astronômico e da vista da Cidade Velha ao entardecer. Praga sempre me despertou interesse por causa de Kafka, e agora através de suas fotos aguçou-me mais o desejo de conhecer.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carolina,
      Eu AMEI esta viagem e penso que só Florença irá superar Praga.
      Queria poder escrever tudo o que vi e senti mas há tanta coisa que ficaria dias a escrever.
      Partilhei o que considero essencial e tinha a certeza que ias gostar.

      Quem sabe numa próxima não vou ao Brasil ;)
      Beijos

      Eliminar
  10. Bela publicação.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  11. Muito bem!
    Nos dias que correm não é "fácil" viajar. Mas "saber" viajar é ainda mais dificil. Tu sabes...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade!
      No fundo é uma questão de prioridades. Eu abro mão das coisas mais fúteis e banais para poder viajar e conhecer outras culturas.

      Obrigado pela tua opinião ;)

      Eliminar
  12. Olá Marta, belas fotografias de linda cidade...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. As fotografias estão lindissimas! A cidade deve ser muito bonita :)

    (O filme é espetacular, aconselho totalmente*)

    ResponderEliminar
  14. Mais um bocado e parece que fizemos a viagem contigo ;P*

    ResponderEliminar
  15. Já falo de visitar essa cidade há imenso tempo, e agradeço as dicas pois é sempre bom saber algumas coisas.
    Adorei as fotos!

    Bjs docinhos

    PS: e sábado lá nos vamos conhecer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sábado estaremos lá ;)
      Até amanhã.

      Eliminar
  16. ja tardava! mas chegou a tempo! um relato digno do guia michelin! 5 estrelas! eu já la estive a uns anos atrás, e agora fiquei com vontade de ir lá novamente! Urquel!Urquel!Urquel! P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) sabia que ias gostar.
      Lembrei-me de ti muitas vezes.

      Eliminar
  17. deve ser um espectaculo.
    que belas fotos e que belo roteiro
    bj

    ResponderEliminar
  18. òH Marta obrigada por partilhares vou fazer um bloco e apontar estas tuas dicas!!!
    Deve ser mesmo muito bonita Praga gostava de conhecer e agora com as dicas é mais facil...
    adorei!!!
    as fotos as palavras para sabermos dizer alguma coisa...eeheheh isso convém mesmo....
    Sejas bem vinda!!!!
    bjs Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Estrela.
      Estou com pouco tempo mas agora que voltei a ver se me actualizo.

      Eliminar
  19. neste momento acabo de te lançar uma praga! :p
    beijinhos cmg cheia de inveja!!!

    ResponderEliminar
  20. ...ai que este país está mesmo na "moda" tanto que ouço falar dele...adorei o post fiquei com vontade de conhecer a cidade...=) bj*

    ResponderEliminar
  21. já foste e já vieste e eu aind aqui
    mas um dia irei tb a Praga quando a praga do dinheiro aparecer
    kis :=)

    ResponderEliminar
  22. Anónimo13.4.12

    Da próxima vez levas-me contigo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos on-line!
      Eh eh quiça não vais mesmo ;)

      Eliminar
  23. Que belas fotos... já chegaram para matar saudades ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caiaaaaaa!
      Há quanto tempo.
      Por onde andas?

      Ainda bem que gostaste.

      Eliminar
  24. Anónimo16.4.12

    uau! Adorei ler as tuas opiniões acerca de Praga. Ficaram muito mais fundamentadas que as minhas e noto que as impressões foram relativamente diferentes.
    Eu como fiz Praga num genero de road-trip, os quatro dias que por lá fiquei voaram, mas embora fosse Agosto, o tempo nao ajudou, quando la cheguei os hosteis estavam todos cheios, e restou a mim e aos meus dois amigos, ficar num hostel que ficava do outro lado do Poltava, que na realidade era um ginásio com 130 camas, portanto vai vendo a balbúrdia que foi ;)
    Culturalmente é uma cidade muito interessante. passei muito tempo nas margens do rio, naquelas esplanadas, fui a um dos casinos e com esses dois amigos fomos a maior disco da Europa central que fica lá e ainda a maior casa de strip da mesma, com nada mais nada menos que 150 strippers por noite...ahahaha
    Foi muito positivo mas preferi Budapeste e Viena, talvez porque as condições que nos deparamos em Praga não foram as melhores muito pela nossa falta de planeamento.
    Adorei as fotos e a tua descrição dos lugares e preços. Ainda é um destino acessível.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martini,
      Devo confessar que não me quis esticar muito para não me perder. Acho que referi o mais importante.
      Gostei mais de Praga que Budapeste e Viena ainda não conheço, ainda! Fiquei apaixonada pela cidade e a companhia foi a melhor possível. Trago boas recordações e um porrada de fotografias.

      Beijos

      Eliminar
  25. Marta,
    Espero em Setembro ir a Praga e as suas dicas vão ser muito úteis. Se estava um pouco indecisa com este seu post fiquei com toda a certeza de que não vou adiar a viagem. Praga espera por mim! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ver que não te vais arrepender.
      Praga é belíssima.

      Eliminar
  26. Vai ser a minha viagem de Dezembro ou da Pásco que vem. Sem falta!
    Guardei o post também!

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião.