quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Jovens perdidos...


Ontem fui a uma reunião de pais que já estava agendada desde o início do ano.
Esta serviu para que o Director de Turma pudesse esclarecer questões pendentes, dar a avaliação individual dos alunos e iniciar programas de recuperação para os que tiveram piores notas.
Numa turma de 28 alunos, estavam presentes apenas 9 encarregados de educação.

Meus senhores, depois venham cá dizer que a geração jovem é que é rasca e que nas mãos deles o futuro do país será uma desgraça. Estes pais deviam ter vergonha!!!
Qual é a coisa mais importante do que saber como está a correr a vida escolar do nosso filho?!? Não me digam que nem o pai nem a mãe conseguiram tirar uma horinha do dia para dar um salto à escola, ainda por cima o horário era acessível (19h00).

Felizmente a minha filhota está entre o Top 5 da turma, mas a maioria dos pais que não se deram ao trabalho de aparecer por lá, são os que se encarregam de educação dos elemento mais fracos a nível de notas.
Agora pergunto, o insucesso escolar não estará associado à displicência destes pais???

17 comentários:

  1. Eu vejo as minhas colegas com filhos que quando têm essas reuniões avisam e vão mesmo. Um pai com esse nível de alheamento e daqueles que depois culpa o sistema de ensino por não educar o filho...

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  2. Sim, acredito que um melhor acompanhamento faz a diferença!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13.1.11

    A própria displicência dos pais já tem raízes mais profundas. Casa onde só se vê telenovela, morangos com açúcar e futebol, não se pode exigir grande capacidade intelectual aos filhos.
    É a sociedade eheheh.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Claro que sim, uma coisa é directamente proporcional à outra =)

    ResponderEliminar
  5. Desde o meu tempo que é assim... os pais não querem saber, nem sequer aparecem nas reuniões. o que pode ser mais importante que a educação dos filhos?

    ResponderEliminar
  6. É verdade, existem pais que não dão a atenção devida aos filhos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Marta, sem dúvida que o referes é uma grande verdade. Quando eu estagiei num agrupamento de escolas, marcava reuniões com os pais e estes raramente apareciam...diziam que os "problemas" dos filhos era culpa da escola e que os psicólogos só serviam para pôr minhocas na cabeça...
    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderEliminar
  8. Pois é Marta... Ha pais e pais! O que interessa é que a tua boneca tem uma Mãe a sério!*

    ResponderEliminar
  9. quando falhamos, é mais simples dizer que a responsabilidade não é nossa... L'enfer, c'est les autres.

    ResponderEliminar
  10. Eu concordo contigo no sentido em que alguns pais desleixam-se na educação dos filhos; mas o facto de eles não terem comparecido, pode ter algumas razões - tais como: preferir uma reunião em privado com a directora de turma. Há pais que preferem optar em saber a avaliação dos filhos, desta forma. Os meus pais deixaram de ir ás reuniões, não porque não quiseram saber da minha educação...mas sim porque preferiam falar com a directora de turma em privado. Compreendes? :) é como tudo na vida.

    beijo

    ResponderEliminar
  11. É a ponta do iceberg de muitos problemas familiares: a displicência dos pais, a arrogância dos filhos, a falta de afeto familiar, e por ai vai...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo14.1.11

    Completamnte. Tanto por este ccomo por outros posts nota-se pereitamente que és uma mãe dedicada e competente :)

    ResponderEliminar
  13. Sabes que agora é assim.... Infelizmente. Depois ainda se vêm queixar que os filhos não aprendem por culpa dos professores!! Em tempo de toda a gente passar de ano, sejam aplicados ou não, também para quê os pais ralarem-se (sarcasmo)?? O sistema passa todos os alunos de ano para não ficarem deprimidos os meninos... Que viesse eu ter a casa com uma catrafada de negas e chumbasse de ano!! A minha depressão era outra!
    Mas há uns tempos coloquei um post sobre este tema e não vale a pena estar a divagar.

    Continua a acompanhar a "tua filhota" nos estudos e quanto aos outros pais, não te rales que mais cedo ou mais tarde estão para colher os "frutos amargos" da indiferença que agora têm. Quanto a ti...

    ResponderEliminar
  14. Perfeitamente de acordo!

    Acham que lhes dão uma Playstation e está tudo resolvido...

    ResponderEliminar
  15. Acho que está directamente ligado. Só pode!

    ResponderEliminar
  16. concordo completamente contigo!

    em relaçao aos signos: penso que so é apartir de quem nasceu em 2009 que começa a contar assim. Estamos safas :p beijinhos

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião.