terça-feira, 16 de outubro de 2007

Simplesmente contagiante

De manhã, bem cedo, tentei arranjar lugar para o carro no Chile, mesmo perto da praça de Arroios.
A minha consulta estava marcada para dai a meia hora.
Depois de estacionar num lugar apertado gentilmente indicado por um dos “arrumadores de carros”, recostei-me no assento e levantei o som do rádio.

Ouvi, vindo da rua, a palavra obrigado, por diversas vezes. Chamou-me à atenção tanto mais que estava numa rua ainda meio adormecida. A personagem principal desta manhã era o tal senhor oriundo de países de Leste que tão agilmente organizava o estacionamento. Com uma boa disposição incansável, saltava frenético de um lado para o outro, gritando obrigado por tudo e por nada, numa alegria completamente contagiante. Cada obrigado era servido com uma vénia majestosa. Era um indivíduo na casa dos 50, com o rosto marcado pela vida. Magro e de cabelos grisalhos. Não velho, mas sim cansado. Contudo sempre com um brilho no olhar e um sorriso amistoso.

Nas minhas voltas nocturnas dos sem abrigo aprendi que na grande maioria das vezes estes homens gastam o dinheiro que ganham no álcool, contudo este homem alegre seria uma excepção à regra. Ainda tive tempo de o ver sair do mini preço com um saco de pão, algo envolvido em papel, provavelmente para acompanhar o pão, e dois pacotes de leite.
Deleitou-se então, ali mesmo, sentado na soleira de uma porta a tomar o seu pequeno-almoço tão merecido. Sempre que um sorriso enorme, sempre com uma simples alegria e evidente.

Foi um doce pela manhã.

4 comentários:

  1. E são tão doces esses doces :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que no meio de alguns menos agradaveis que gastam o que ganham em drogas, ainda ha os honestos e sinceros que ganha para o pao de cada dia.
    Um abraço e desejos de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo24.10.07

    Os doces fazem mal aos dentes...
    Cuidado com isso!

    ResponderEliminar
  4. Luís,
    Sempre por perto...
    Sim são muito doces :)
    Beijos

    _________

    Fátima,
    É bom ser surpreendida pela positiva!
    Obrigado pela visita.

    _________

    Ricardo,
    O que seria de mim sem ti limãozinho?
    Beijos doce.

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua opinião.